FREE WORLDWIDE SHIPPING WITH EACH ORDER!

Bonecas Reborn: Tudo o Que Você Precisa de Saber

As bonecas reborn são produtos especiais e polivalentes, populares entre crianças, colecionadores e mulheres que sofrem a perda de um filho. São assim chamadas devido aos seus pormenores intrincados. Todas as bonecas reborn são feitas para serem realistas e assemelharem-se a um bebé humano recém-nascido.

História dos bebés reborn

Os primeiros artigos deste tipo foram criados durante a década de 1930. Inicialmente, era um hobby e os brinquedos eram produzidos por um pequeno número de artistas. Como as pessoas queriam bonecas mais realistas, os artistas começaram a fazer belas bonecas que se parecessem com um bebé real ou com uma criança renascida. Em pouco tempo, tornou-se uma nova forma de arte e os melhores bebés reborn estavam a ser vendidos por muito dinheiro, com um preço que variava entre algumas centenas de dólares e vários milhares.

O negócio de criar bonecas realistas perdurou e expandiu-se durante os anos 90. As bonecas reborn tornaram-se um popular artigo online e há toda uma sociedade de entusiastas que as vendem dessa forma. Também pode encontrá-las em certas feiras. Há um grupo chamado The International Reborn Doll Artists (Os artistas Internacionais das Bonecas Reborn) ou IRDA, que tem como objetivo regular o mercado e garantir que todos os artistas membros mantêm certos padrões éticos.

Como mencionado anteriormente, este produto adorável foi inicialmente apoiado pelos colecionadores e hoje, há pessoas em todo o mundo que simplesmente adoram estas bonecas. O fenómeno ganhou popularidade e recebeu muita cobertura dos principais meios de comunicação. Hoje existem revistas e convenções focadas nesta linha de produtos.

Criação das bonecas reborn

Antes de mais, tenha em mente que estes são artigos feitos sob medida; cada boneca tem um tipo específico de corpo e tamanho, cabeça, cabelo, olhos e outras partes. Há bebés reborn rapazes e raparigas, e têm vários tons de pele. Alguns artistas permitem ainda mais personalização e estão preparados para fazer bonecas com base em fotografias. Isto pode ajudar especialmente as mulheres que perderam o seu filho.

O vinil é usado como base para uma boneca. Os artistas usam diferentes kits de bonecas e coisas como o material, tamanho e forma determinam a sua popularidade e, finalmente, o preço. Algumas bonecas são mais fáceis de pintar e modificar, como as fabricadas por Lee Middleton, Apple Valley, Zapf e Berenguer Babies. Os materiais (kit bebé) são muito importantes para o processo de criação: se um conjunto é feito de materiais de alta qualidade e tem uma forma que lembra um bebé real, isso irá ajudar a criar um bebé reborn mais realista.

Newborning

Os termos newborning e reborning referem-se ao processo de modificação; se um fabricante de bonecas já tiver criado um bebé que se pareça com uma criança real, o artista não poderá modificá-lo.

Os fabricantes de bonecas reconheceram a tendência e começaram a criar kits que podem facilmente ser usados mais tarde e modificados. Claro, isto também levou a novos produtos, materiais e ferramentas. Os fabricantes de bonecas têm até vídeos de instruções que podem ajudar novos artistas reborn.

O kit básico tem muitas partes diferentes, como membros, pestanas, esferas de chumbo, caras, lágrimas falsas, cola, cunhas de espuma etc. Todos estes artigos vêm num kit, mas há também a opção de os comprar separadamente. Alguns deles são completamente opcionais, como o cabelo (os artistas recorrem a várias coisas, como o uso de angorá, perucas ou cabelo humano). Os olhos também são especiais, pois o artista às vezes tem que os comprar em cores e tamanhos específicos.

Processo de criação

Existem inúmeras coisas que um artista tem que fazer durante o newborning:

  • Remover a tinta de fábrica e desmontar a boneca
  • Pode ser feita uma lavagem de cor azul para uma pele mais realista
  • O artista pode ter que substituir os olhos
  • Pintar a camada exterior da boneca
  • Às vezes, partes da boneca serão ajustadas com uma pistola de calor ou colocando-as no forno
  • A lavagem de cor azul usada anteriormente irá adicionar realismo à boneca, fazendo com que pareça que tem veias
  • Podem ser usados efeitos adicionais para dar uma aparência mais viva
  • Unhas e narinas são adicionadas a seguir
  • Depois, o artista adicionará o cabelo à boneca, colocando uma peruca ou enraizando
  • O corpo de vinil original é enchido com esferas de chumbo/contas de vidro finas/fibras de enchimento
  • O peso deve ser aproximado da idade do bebé para que os resultados ideais sejam alcançados
  • As cabeças também são pesadas para que a pessoa tenha uma sensação mais natural ao pegar numa boneca
  • Existe também a opção de adicionar um íman que suporte a chupeta
  • Também pode ser adicionado um dispositivo elétrico à boneca para que imite a respiração e o batimento cardíaco
  • Com base nos desejos dos clientes, o artista pode adicionar outras partes, como cordão umbilical, bloco de calor, gordura do bebé, pacote de som que irá criar sons do bebé e assim por diante

O processo completo pode levar algum tempo. A sua duração depende de todas as adições e do realismo que o cliente deseja no seu bebé reborn.

Conferências, organizações e colecionadores

Como mencionado anteriormente, a International Reborn Doll Artists (Os artistas Internacionais das Bonecas Reborn) ou IRDA foi a principal associação a lidar com bonecas reborn. Foi criada em 21 de janeiro de 2005, durante a primeira conferência deste género. Além do papel regulador, a organização também trata das habilitações e de cursos avançados. Assim como em organizações semelhantes, os membros receberão todas as últimas novidades sobre novas técnicas, materiais e assim por diante. Isto também lhes dá a oportunidade de se conectarem uns com os outros.

Um artista newborn pode ingressar na organização a qualquer momento, sem qualquer limitação em relação à experiência ou competência. No entanto, a IRDA tem um código de ética rigoroso quando se trata de marketing e descrições de bonecas.

Embora existam várias pessoas que compram bonecas reborn, os amadores são a clientela mais comum. As bonecas reborn podem ser facilmente compradas online e sites como o eBay ou a loja online do artista (muitas vezes chamada de creche) têm-nas à venda. Existem também inúmeras lojas que vendem kits de bebé. Um potencial cliente deve prestar atenção a inúmeras coisas, incluindo:

  • Um tom de pele muito escuro indicará que a boneca foi tingida demais ou que areia colorida foi usada no peso
  • Alguns materiais não reagem bem quando em contato com o vinil, causando a deterioração da boneca. É por isso que as pessoas têm que verificar o material que foi usado no peso
  • O brilho indicará lavagem com acetona, o que causará problemas ao pintar a boneca
  • A pessoa tem que verificar todas as partes que foram usadas e se as originais foram alteradas algures no processo. Se os materiais foram alterados, isso pode afetar proporções. Também é necessário ter os mesmos materiais em todas as partes do bebé reborn
  • Verificar se o artista deixou uma marca pequena. Essa é uma boa forma de estabelecer autenticidade
  • Olhos, tamanho, alinhamento e encaixe devem ser verificados
  • Imperfeições naturais (semelhantes às que um bebé de verdade teria) podem indicar qualidade
  • Cabelo, unhas e narinas também podem ser importantes e podem indicar a qualidade do trabalho.

Conferências e convenções são realizadas há vários anos. A primeira foi realizada em Orlando, na Flórida, em 2005. São muitas vezes combinadas com feiras e convenções para colecionadores, já que ambas são visitadas por amadores. Quando se trata de publicações, a Revista Doll Reader é considerada a revista mais influente do sector, sendo publicada há mais de 25 anos.

Questões com as bonecas reborn

As bonecas reborn não são iguais às bonecas comuns; as pessoas geralmente não as compram como um presente. Em vez disso, comprar uma bebé reborn é semelhante à adoção, onde as bonecas geralmente vêm com uma certidão de nascimento.

São compradas principalmente por mulheres mais velhas e servem duas funções:

  • Como um colecionável
  • Como um substituto de um bebé

As bonecas reborn são populares entre as mulheres que perderam um filho e que têm dificuldade em lidar com isso. É precisamente por isto que, por vezes, estas bonecas recebem um feedback negativo da sociedade. As características realistas das bonecas reborn são destinadas a criar uma resposta empática nas mulheres.

No entanto, isto também representa um problema para algumas pessoas e é precisamente por isso que não encontrará bonecas reborn em lojas comuns, mas sim online.

Boneca reborn para lidar com uma perda

Quando se trata de utilizar estas bonecas como bebés, elas geralmente são compradas por mulheres que:

  • Sofreram um aborto
  • Tiveram um nado morto
  • Tiveram uma perda neonatal
  • Não podem adotar
  • Sofrem por não ter uma criança em casa

As bonecas são usadas como uma substituição e alguns compradores usam-nas nesta capacidade, tratando-as como se fossem uma criança de verdade. Por outras palavras, eles lavam-lhes o cabelo, vestem-nas, levam-nas a passear e assim por diante. Algumas pessoas abraçam-nas todos os dias. Os cientistas ligam isto à libertação da hormona oxitocina que regula a felicidade.

Outra questão com os reborn é que algumas pessoas criam um vínculo emocional. Os especialistas afirmam que isto pode ser muito perigoso e são contra este comportamento. No entanto, há também algumas indicações de que estas bonecas podem ajudar pessoas traumatizadas que perderam o bebé durante ou após a gravidez.

Comprar uma boneca reborn

Pode comprar uma boneca reborn no nosso site. Oferecemos muitos modelos amorosos; sinta-se à vontade para navegar na loja e encontrar a boneca certa de que gosta.

Se quer ler mais sobre bonecas reborn, não deixe de visitar o nosso blog. Contacte-nos por email ou através da nossa página no Facebook, se tiver alguma questão adicional.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published